Projeto Artesanato e Sustentabilidade


O Projeto Artesanato e Sustentabilidade visa a capacitação de vinte moradores e artesãos da comunidade Quilombola do Corcovado/Palmeiras-Bahia, em técnicas de artesanato sustentável (utilização de matéria prima do entorno: palhas de milho e bananeira, fibra de bananeira, buchas vegetais, cabaças, palha de licuri e cipó) e em saberes teóricos ligados ao empreendedorismo solidário e à consolidação de grupos produtivos. Serão fomentadas parcerias entre os participantes do Projeto e instituições públicas e privadas assim como lojas para fortalecer o processo de escoamento dos produtos confeccionados. Com o objetivo de reduzir ao máximo os possíveis impactos ambientais causados por esta prática ancestral, será elaborado um plano de manejo para o uso da biodiversidade local enquanto matéria prima para o artesanato.

Objetivo geral:
Capacitar novos artesãos e aprimorar o trabalho artesanal já realizado na comunidade do Corcovado a fim de criar um empreendimento de artesanato sustentável e solidário.  

Objetivos específicos: 
Veicular conhecimentos práticos e teóricos que impulsionem o processo de transformação social, cultural, econômica e ambiental; 
Aumentar e diversificar a produção artesanal da comunidade de forma sustentável;
Valorizar o artesanato local revelador de uma cultura ancestral quilombola;
Dinamizar o processo de escoamento de produtos através de parcerias com lojas e instituições públicas e privadas;
Valorizar a cultura como fonte e motor de uma economia solidária e criativa;
Divulgar os produtos confeccionados pelo grupo através de catálogos;
Realizar manejo e plano de uso sustentável de recursos naturais existentes no entorno da comunidade

Plano de Trabalho:






Sobre o edital:
O Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) concede pequenas doações a organizações e associações sem fins lucrativos, sindicatos e cooperativas que tenham caráter não governamental e de base comunitária para atividades que aferem benefícios ambientais e que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais por meio do uso sustentável da biodiversidade, agricultura sustentável, manejo da água, recuperação de áreas degradadas, entre outras ações. O PPP-ECOS focaliza as inter-relações entre comunidades de agricultores familiares, tradicionais e indígenas e o meio ambiente, com ênfase na promoção de modos de vida sustentáveis que contribuam com benefícios ambientais, conforme os acordos internacionais e políticas nacionais.

O PPP-ECOS recebe o apoio do Small Grants Programme (SGP), programa do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Fundo Amazônia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O SGP está implementado em mais de 120 países do mundo. No Brasil, sua administração encontra-se a cargo do PNUD e da organização não governamental Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), que funciona como sua Coordenação Técnico-Administrativa (CTA) desde 1994. A priorização das propostas para seleção e estabelecimento de diretrizes do programa conta com o apoio do Comitê Gestor Nacional (CGN), que conta com representantes de órgãos governamentais, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e da academia.




5 comentários:

  1. Vejo que a sustentabilidade ela já existe há anos, eu estou apenas começando e quando vejo um artigo assim, eu aprendo mais.É muito magnifíco o trabalho da Comunidade .

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá! Fica no município de Palmeiras, Bahia - na Chapada Diamantina.

      Excluir
  3. Qual o fone para contato?Sou do território do Piemonte da Chapada Diamantina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (75)992446592 caso queira conhece acomunidade e so me chama no whatsapp sou indio tenho um projeto em andamento com a comunidade eles sao otimos.

      Excluir