quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

2a visita de João - 11 e 12/12/2014

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2014, João, nosso especialista em permacultura e agricultura orgânica, voltou à comunidade para continuar os trabalhos.

No primeiro dia, João ajudou na roça da família da Dinha: fizemos uma bela poda do entorno e utilizamos o material para começar a fazer a forragem do solo. Esta técnica contribui para que a umidade permaneça no solo, que não evapore, contribuindo para a produtividade da roça. 

No segundo dia fizemos uma aula de compostagem na horta da família da Dinha, mas todos os que estavam na comunidade participaram. Com o adubo fornecido pelo projeto, com uma rica matéria orgânica transportada da beira de uma nascente próxima por Nildinho e com restos de matéria orgânica do local, João montou uma enorme pilha de composto, alternado as camadas de materiais e regando cada uma destas camadas. João explicou a importância de se fazer uma pilha alta de composto, pois isso facilita que seu interior fique bastante aquecido, acelerando o processo de compostagem.

Enquanto fazia a pilha de composto, João ia explicando a todos os presentes a vantagem de se utilizar esta técnica, como o fato de o adubo render mais.

No segundo dia contamos também com a presença do Júlio, da EBDA, que nos trouxe duas notícias. Uma muito ruim - a extinção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, decretada naquela semana. A  notícia deixou a todos muito tristes, pois a assistência técnica fornecida pela EBDA não apenas no Corcovado como em todo município (e na Bahia) não seguirá, impactando os agricultores familiares. Julio comentou que não se sabe qual será o futuro dos funcionários e instalações da empresa, que possivelmente integraria alguma secretaria. A extinção da EBDA compromete também atividades previstas dentro do contexto do Projeto Artesanato e Sustentabilidade, já que o acordo inicial era que seria fornecida assistência técnica mensal à comunidade. Julio, no entanto, afirmou que ainda teremos de esperar para saber como poderemos dar seguimento às atividades.

A notícia boa é que Julio consegui trazer à comunidade 5 "Quintais Agroflorestais", um programa da EBDA em que são fornecidos materiais e assistência para a construção de hortas agroflorestais. Combinamos que o material seria entregue pela prefeitura na segunda-feira seguinte.



Nildinho e o burro que ajudou no transporte do adubo e da matéria orgânica.

Mudas de árvores frutíferas compradas pelo projeto.

Espaço da horta sendo arrumado.

Nildinho e João ao lado da pilha de composto.

A pilha de composto ficou com cerca de um metro de altura, por um de largura e cerca de 2 de comprimento.



0 comentários:

Postar um comentário