terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Oficina de Economia Solidária - 24 e 25/01 com Diogo

A oficina de empreendedorismo solidário foi a primeira oficina “teórica” do Projeto! Usamos as aspas pois apesar de o conteúdo parecer a princípio bem teórico, a oficina foi caracterizada por diversas vivências corporais, brincadeiras, etc.

Primeiro o facilitador Diogo propôs uma chuva de ideias sobre os dois termos: Economia e Solidariedade. Em seguida, partindo do material exposto por Diogo, iniciamos a discussão sobre as diversas maneiras de dialogar elementos apontados como do campo da Economia com aqueles da Solidariedade.

Com o intuito de compartilhar conceitos e embasamentos da Economia Solidaria, foram usados recursos de audiovisual (vídeos sobre o banco Palmas e empreendimentos auto gestionários) e muitas brincadeiras coletivas.

O segundo dia de oficina também contou com dinâmicas de grupo, vídeo e um pouquinho mais de teoria. Começamos o dia relembrando o que aprendemos no dia anterior, e seguimos com uma dinâmica em que a turma foi dividida em 3 grupos de supostos vendedores de jaca. Diogo, que representou o comprador, fez uma “encomenda” e pediu que cada grupo sentasse e discutisse os preços e condições da negociação. Após um tempo para discussão, cada grupo conversou separadamente com Diogo. 



No exercício os alunos puderam perceber que a falta de comunicação ente os grupos trouxe desvantagens para todos, já que o “poder” de barganha ficou na mão do comprador, indicando que, caso os produtores se associassem, poderiam obter mais benefícios. 




Além disso, Diogo chamou a atenção da turma sobre itens importantes de se considerar na hora da negociação, como condição de pagamento, de entrega, de reforçar as qualidades do produto (orgânico, da agricultura familiar, etc.), que não foram lembrados por todos. A rodada de “negociações”, então, foi refeita, desta vez tendo como produtos os artesanatos feitos pelos alunos. O exercício foi muito bom para que todos pudessem refletir melhor esta prática, que será muito presente na vida de todos caso o empreendimento de artesanato se consolide, como esperamos que aconteça!

Após os exercícios, foram apresentados 2 vídeos sobre economia solidária e comércio justo.
Em duas semanas o trabalho “teórico” seguirá com a Consultoria em Grupos Produtivos e em alguns meses voltaremos a falar de comércio justo e formação de preços.

Neste primeiro encontro pudemos abrir um pouco mais o imaginário dos participantes com relação aos ganhos e potenciais do trabalho coletivo, da importância de se organizar enquanto grupo nos contextos de isolamento e escassez de material, etc. 

Enfim, começamos a pensar em modelos de venda (comercio justo, consumo consciente...), modelos de produção, modelos de gestão...mais SOLIDÁRIOS!

0 comentários:

Postar um comentário