O grupo de artesanato do Corcovado pôde vivenciar e compreender o processo de construção de preço dos produtos confeccionados na comunidade. Investimento, depreciação, custeio e valor de mão de obra foram alguns dos conceitos trabalhados na oficina.
Após apropriação dos conceitos e entendimento da lógica matemática para cálculo do valor de cada produto, os artesãos aplicaram o conhecimento em seus próprios produtos. Foi interessante perceber que os artigos feitos de palha de licuri e de cipó, que fazem parte da tradição local, tem valor calculado essencialmente no custo da mão de obra, pois não demandam nenhum tipo de maquinário ou outros insumos. Os artesãos perceberam o quanto os valores de mercado destes produtos são baixos e não condizem com o tempo e trabalho investidos.
A oficina foi bastante exitosa pois permitiu, por um lado, desenvolver uma reflexão sobre a importância de se pensar os preços dos produtos enquanto dimensão essencial para o empreendedorismo, e, por outro lado, possibilitou que os artesãos colocassem novos preços nos produtos que serão expostos no Vale do Capão!
0 comentários:
Postar um comentário